O que mais nos perturba quando estamos trabalhando com áudio é justamente o principal fator do processo de produção: "mixagem".
Muitas pessoas se perguntam como equalizar tal instrumento, onde usar um compressor, como distribuir os elementos.
Algumas pensam que mix é um processo bobo, que o que vale mesmo é a masterização, mas esse é o pior dos erros.
Eu poderia talvez estrear meu blog com um post sobre masterização, mas sinceramente não valeria em nada se algumas pessoas não soubessem os princípios e truques da mixagem da faixa.
A mix é a alma técnica de qualquer som. Você pode ser um ótimo compositor, mas talvez seus elementos e suas harmonias não soem com tanta vida justamente por falhas em equalização e etc..
Antes de começar as entrevistas vou enfatizar o mais importante:
" Não se engane achando que MASTERIZAÇÃO pode salvar sua faixa. Vamos falar sobre o que realmente pode salvar suas produções".
A matéria de hoje vai reunir vários produtores musicais renomados, tanto nacionais quanto internacionais e de um potencial exímio.
Será as 3 mesmas questões para todos produtores, cada qual com sua opinião.
2- Quais plug-ins você usa para mixar sua faixa?
3- Quais são suas dicas para uma boa mix?
Alex Stein
1- Uso o Logic Pro 9, e as vezes trabalho com ele em Rewire com o Ableton Live.
2- Uso muito o Cambridge EQ, simples e claro, óptimo para a maioria das situações, mas também gosto das emulações dos Eq's mais antigos como o Pultec, o Manley Massive Passive e toda linha da Neve, todos rodando na UAD. Uso também alguns da Waves, as emulações de EQ's e Compressor da API e SSL, depende muito do carácter que estou procurando dar ao som.
Alem disso são diversos plugins de efeitos, estou sempre experimentando com plugins novos que eu descubro por aí, muitos são Freeware, simples, mas com algum tempo fuçando, da pra tirar umas coisas bem malucas. Uso também bastante os plugins nativos do Logic.
3- Minha dica é que fazer música deveria ser algo divertido. Usar músicas que você gosta como referência é um bom jeito de treinar seus ouvidos ao que uma 'mix boa' deveria ser, e logo, você começa a produzir uma música jeca dando atenção a mix desde o começo, reduzindo o trabalho depois para 'ajeitar' coisas. Masterização não faz mágica, se a mix estiver ruim, a master vai ser pior!
ANTONIO EUDI
1- Uso ableton live para o processo de arranjo e edições junto ao protools, que utilizo para captação e pós produção, mix e master.
2- Não existe uma regra, mas gosto muito dos plug ins da UAD, como por exemplo o tape studer, fatso e por aí vai. Também costumo usar auxiliados aos equipamentos analógicos como o summing mixer = mix dream da SPL, compressores Phoenix Audio, compressor SSL e equalizador Crane Song Ibis.
3- Ao terminar a mix, experimente queimar um CD e ouvir no carro! Analise se você pode escutar tudo em um nível de volume baixo. Quando você voltar ao estúdio, faça pequenos ajustes - se necessário.
. Use e abuse das referências. Pegue um CD de um artista que o agrade e escute!
. Um erro básico do pessoal que produz eletrônica: nunca mexa no volume do canal master durante a mix. Ele começa em 0 dB e fica por lá! Se o volume no canal master estiver clipando (batendo no vermelho) não mexa no canal, abaixe toda a mix!
. Quando finalizar a mix, o ideal é ela chegar para a masterização entre -3 e -6 dB.
. Não comprima sua "final mix"! Esta compressão não pode ser desfeita se você não tiver certeza do que está fazendo. É sempre aconselhável mandar a mix sem nenhuma compressão.
Se você quiser uma mixagem com "punch", use os compressores já no processo de gravação - e, depois, na mixagem. Isso vai te dar um bom volume no processo final de mixagem. Não deixe este trabalho para o compressor no master estéreo.
André Salata
1- Trabalho compondo a música e armando o arranjo no Ableton Live ou no Logic Pro. Na hora de mixar, pulo para o Cubase.
2- No meu processo de mix tento simular a forma que faziam mixes em estúdios nas décadas de 70 e 80, onde cada canal era tocado de um gravador de fita através de canais da mesa de som e, depois, voltava a ser gravado numa fita para ir para o masterizador. Nesse processo então eu uso sempre no começo do chain de cada canal um emulador de tape da Universal Audio chamado UAD Studer A800. No final do chain de cada canal eu uso um emulador de canais da SSL ou da Neve, no caso ou o UAD SSL Channel Strip ou o UAD Neve 88RS. Daí no bus master eu uso um UAD SSL Compressor, emulando a saída de uma mesa SSL, que faz o papel do "glue" no final da mix. Por fim, para emular a gravação numa tape de master, utilizo o UAD Ampex ATR102.
Dentro dos canais gosto muito de variar, mas é de praxe eu utilizar basicamente emuladores de hardware, como o Fatso, o LA2A, LA3A, Fairchild, CL-1B, Neve 33609, Manley Massive Passive, Pultec EQ, etc. Daí vai do que o canal pedir. Todos os plugins que venho utilizando são da Universal Audio. Costumo também agrupar meus canais: todos os canais da bateria vão para um grupo, sintetizadores vão para outro, bassline e shots para outro, efeitos para outro. Vc consegue ter um controle maior separando sua música por "áreas".
3- Vou deixar três dicas que eu considero bastante importantes e que podem melhorar a qualidade final de sua música:
1) Separe os processos: crie seus elementos e monte seu arranjo, depois faça a mix, porém não deixe de fazer uma espécie de pré mix de cada elemento de sua música, acertando a dinâmica e a equalização, para que ele se encaixe aos demais elementos.
2) Terminou de montar o arranjo e todas as automações de efeitos? Hora da mix! Exporte cada canal de sua música individualmente como áudio e abra um novo projeto apenas para a mixagem, corrigindo os níveis de volume, compressão e equalização.
3) Não tenha pressa de colocar sua faixa no Soundcloud ou mandar pra um produtor ouvir na hora que vc terminar. Faça as coisas com calma, dê intervalos pra vc tomar uma água e respirar, ouça a faixa no dia seguinte, daí então, tendo certeza que a música tá ok, distribua ela.
Bernardo Novaes
1 - Já passei por softwares como o Reason e o Ableton. Atualmente utilizo o Logic 9.
2- Para equalização e compressões utilizo plugins da Waves, UAD e também os nativos do Logic.
3- Procure ouvir as coisas dos artistas ou selos que produzem o estilo de música que você gosta com bastante atenção. Repare nas diferentes formas de construção, arranjo…
Hoje em dia tem muito material bom na internet que dá pra aprender bastante coisa se tiver realmente interessado. Saiba também que a pressa é a sua inimiga. Faça tudo sem ansiedade, cada coisa no seu tempo. Assim o resultado sai duas vezes melhor
Boris Brejcha
1- Eu produzo com o Cubase.
2- Uso Plug-ins para mix como: Audio Damage. Fabfilter .Hofa IQ Eq. PSP Audioware PSP 85 / PSP N20. QuikQuak Pitch Wheel Sugar Bytes Effectrix. Shuriken CopyShop2. VSL Mastering Suite. Já os plugins para criar os instrumentos uso: Spectrasonics Omnisphere,
Spectrasonics Trilian, Refx Nexus, Native Instruments, Best Service Engine Synthwerk , UVI Workstation..
3- Quando eu faço minha masterização eu copio meu mixdown e crio duas pistas. A 1° pista EU DEIXO BEM COMPRIMIDA.. sem piedade. rs. Fica com um som bem mais amplo. Depois vou misturando a 2° pista suavemente, sem compressão!!
COYU
1- Logic Pro 9, Ableton Live 7 .
2- Quanto aos plug-ins, uso pra equalizar o Pro Q da Fabfilter e BT Equalizer da Nomad Factory.
Timbragem, na mix faz uma BELA diferença e reforça uma máxima que aprendi logo no começo da minha trajetória em estudio!
ResponderExcluirMix bom, quase nem precisa de master!
Infelizmente até hj nao acertei a mão apesar de estudar e tentar muito. E respeito MUITO o profissional que só vive de mastering, pois é uma arte pra poucos!
Excelente matéria. Melhor assunto impossível!
ResponderExcluirUtilizo em minhas produçoes, varios processos e truques que foram citados na matéria. Ainda que, me falta muito pra chegar no nível de todos eles, vou pesquisando cada día mais pra melhorar o meu som.
Uma verdade clara. Nosso ouvido é a melhor ferramenta!
Caramba, muito completa e interessante a postagem
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