Deep House - Perdendo ou ganhando?

Eu acompanho o "Deep House" desde quando conheci a música eletrônica. Vi várias fases desse subgênero do House e se for ser sincera nunca o vi com tanta força.. 
Todos nós sabemos o quanto cada vertente exige evoluções, mudanças e também qualidade.. Qualidade?

Hoje vejo o Deep House em vários estilos.. Até no techno o que há um tempo atrás era quase uma agressão dizer isso.. 

Pensando, repensando e atenciosamente ouvindo e comparando algumas gerações "Deepers" , me pergunto hoje: O Deep House ganhou ou perdeu com essa visibilidade formal de hoje em dia?
Antes o Deep House não passava de um som para amantes de profundidade e ambiência, dai ele ganhou o poder do swing que na minha visão é o poder mais forte do house.. Hoje ele atua no o poder sombrio, com vocais "darkgrounds" mas ainda sim sem deixar o swing, ambiência e melodia para trás.. Sem dúvidas é um dos estilos mais ricos da música eletrônica justamente por ter essa qualidade de não deixar coisas para trás.. 

Sem muito blá blá blá.. Vou ser direta e voltar há umas 2,3,4 décadas atrás ou mais.. (sei lá); a única imagem que vem em minha mente são produtores musicais se internando por dias em um estúdio para gravar uma simples bateria, e etc.. E pra trazer a qualidade? Não dá nem pra comentar.. Mal conseguiam gravações boas, qualidade? Era um sonho de consumo pra qualquer produtor da época. . . 
Agora vamos pular anos e anos e chegar aos dias atuais, onde está o ponto crítico. 
Músicas bem elaboradas, produtores mais experientes e visionários e TODOS EQUIPAMENTOS QUE VOCÊ IMAGINA..
Daí eu resolvo ouvir um set de deep house e... adivinhem? A qualidade "oldschool 128kbps" presente ali, no set, isso mesmo, músicas e um set inteirinho com tracks de baixa qualidade e pra piorar, causar propositalmente pelo compositor/produtor da faixa.. 

Não adianta mirabolar um assunto.. A minha única pergunta: Que droga é essa que vocês estão pensando? Que ideia é essa de trazer a qualidade horrível de anos atrás pro hoje? Pro Deep House? Por que alguns produtores insistem em ESTRAGAR O DEEP HOUSE dessa forma?
Temos ferramentas hoje que produtores de outras décadas sonhavam em criar/ter/usar ou então nem imaginavam que um dia iriam existir.. Por que diabos vocês fazem um som porco propositalmente? Pra parecer oldschool? Por achar que há um "charme" uma droga de um charme nisso? 

NÃO HÁ CHARME NISSO.. NÃO É LEGAL.. NÃO É CLÁSS.. NÃO É HORNY.. NÃO É DEEP..

Eu odeio parar pra criticar o trabalho dos outros, mas quando se trata de um estilo que eu considero o melhor estilo do mundo, o estilo que domina minha alma, e que corre no meu sangue como se fosse qualquer tipo de droga, é impossível deixar que a música tome tantas porradas dessa forma. Todos nós músicos, produtores musicais, djs, e etc nos ferimos quando algo fere o que nos move.. E é isso que têm feito com o Deep House. 
Essa coisa suja, porca, que não dá pra você chegar e tocar em uma festa.. 

Em vertente nenhuma a qualidade determina o estilo da música.. Parem de achar que Deep House se denomina em : Qualidade ruim, som porco, baixos mal equalizados e etc.. Nem Deep, nem estilo nenhum é isso. 
Qualquer vertente é considera o que ela é pelo seu swing, seu instrumental, seu vocal, sua montagem, seus efeitos e hoje, é OBRIGAÇÃO um produtor musical trazer qualidade para o seu som.. O porquê ? Simples.. TEMOS TODAS FERRAMENTAS DO MUNDO pra isso.. E sinceramente, eu tenho certeza que o criador do Deep House não tinha nem metade do que temos hoje...

A boa notícia é que pelo menos nós brasileiros não estamos entrando nessa onda (por enquanto).

Viva a qualidade, os plugins e os produtores musicais que querem que sua música tenha personalidade musical, não que a qualidade domine a classificação e vertente. 


Viva o Deep.. O bom, velho e atual Deep House!

Cheers.

Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

5 Responses to Deep House - Perdendo ou ganhando?

  1. Realmente, o deep ta forte, e que se fortaleça mais, melhore, e não deixe nada para trás mesmo! muito interessante sua abordagem crítica no assunto... a cena só tem a crescer assim!
    Cheers!

    ResponderExcluir
  2. Ola filha, primeiro quem disse pra vc que techno usa elementos de deep house ? só se vc está se referindo a essas musicas de private
    que é um amaranhado de loops, e outra quem disse pra vc que as musicas mais antiga (80's) tinha qualidade inferior comparado com hoje ? muito pelo contrário!!
    vc se gaba de qualidade, mas hoje essa leva de produtores mediocres só conseguem fazer som de qualidade porque existe samples com tudo pronto é só misturar e boa !!
    Então por favor pare de falar asneira e de escutar sets com musicas tiradas soundcloud e se confundindo com musicas de baixa qualidade "mal mixadas/masterizadas" Lembrando que quando vc cagava nas calsas e já era produtor!!!

    ResponderExcluir
  3. Ta horrível. Pelo menos a cena em SP é só de playboyzada nojenta ouvindo. Galera pagação champagne na mão.

    E o estilo, bom, o estilo tá mais pra inauguração de loja na Oscar Freite

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.